15 de setembro de 2010

Entrevista à Presidente Maliza Rodrigues


Chegamos então à altura das entrevistas.
As perguntas são realizadas pelas atletas, e a ideia é tentar entrevistar todas as pessoas ligadas ao projecto Juvemaia 2010/2011, e mais concretamente ligadas ao escalão das Juniores.
Nada melhor do que começar com a entrevista à nossa presidente, que sendo a primeira a "dar a cara pelo clube" aceitou de bom grado ser tambem a primeira a dar a cara na secção de entrevistas do blog.
As atletas realizaram as 11 questões que se seguem:

Como é que se integrou no mundo do basquetebol?
Através dos meus filhos. Foram jogadores e como mãe sempre os acompanhei.

Já teve ligação com outro clube além da Juvemaia?
Como sabem, o Maiabasket nasceu da Juvemaia, e no início também fiz parte dessa Direcção.

Nos anos à frente da direcção do clube quais as maiores dificuldades que teve de ultrapassar?
São tantas as dificuldades, que será difícil escolher entre elas. Pensando bem, teria que resumir as maiores dificuldades nas verbas reduzidíssimas e falta de espaços, essencialmente espaços próprios. Com o crescimento do clube e seu número de praticantes onde estamos representados em todos os escalões, resultado de um trabalho muito bem feito pelos nossos treinadores, cada vez mais este problema se evidencia. Diria também que tem sido difícil fazer com que os pais entendam que não somos profissionais disto, somos pessoas com muita boa vontade de levar um clube a bom porto, dando tudo ao nosso alcance para que isso aconteça, mas e normal cometer alguns erros ao longo do percurso.

È uma presidente que faz questão de estar presente e activa no clube. Acredita que é um factor importante para o crescimento do clube?
Sem dúvida. Não podemos esquecer que estamos a lidar com jovens, e por esse motivo acho importante que os pais saibam quem está por trás do projecto. Acredito que só assim com esta interligação, transmitindo confiança, transparência e “ouvido” para sugestões construtivas, é que um clube pode crescer saudavelmente.

Que características deve ter para si a jogadora “ideal”?
Acima de tudo que honre o nome e símbolo que leva no peito, com um comportamento correcto, respeito pelo adversário e o máximo de empenho no campo. Que saiba respeitar o treinador e colegas de equipa. Que saiba lutar e trabalhar para os objectivos ao ponto de ser contagiante para quem a rodeia. “Last but not least”, saber levantar a cabeça quando derrotada e saber ser humilde quando vitoriosa.

Como é gerir um clube como a Juvemaia?
É sempre difícil liderar e gerir algo que envolve diferentes personalidades, e que esteja em fase de crescimento. As dificuldades são várias, começando por a falta de espaços próprios e verbas, como já mencionado, dai a nossa dependência da Câmara. Ter o cuidado de escolher um corpo técnico competente, mas com valores humanos, assim também como os nossos dirigentes. Não podemos agradar a todos, mas tendo a consciência tranquila que tomo sempre a decisão mais benéfica para o clube, facilita bastante a tarefa. É para mim uma honra e um prazer ter a oportunidade de participar no crescimento deste clube.

È difícil tentar manter a união no clube visto que no papel de presidente não tem uma relação tão próxima das atletas como por exemplo os treinadores?
Não acho que seja nada difícil. Acredito que o nosso clube marca a diferença precisamente nesta vertente. Nós somos uma “grande família”. Existe um triângulo que funciona muito bem, ou seja, atletas, pais e clube. Os pais não são só espectadores nas bancadas, mas sim um grupo de amigos que foram criando uma amizade, como os treinadores não dão só treinos, mas também educam e são amigos e conselheiros.

Esta união… Sempre existiu ou foi algo que se construiu?
Evidentemente que foi construído ao longo dum período de tempo, mas diria que agora já existe, e quem entra hoje no clube é abraçado e integrado nesta “família”.

Já alguma vez esteve para desistir?
Todos temos os nossos momentos de fraqueza, mas desistir, desistir, NUNCA. Tenho demasiado respeito por todo o trabalho, esforço e carinho dos nossos atletas, pais e colaboradores.

O que pensa desta equipa de juniores e da equipa técnica?
É um grupo formado no clube, com a excepção de atletas recentemente inscritas. Julgo ser um grupo muito unido com muita garra e espírito competitivo, com um treinador muito dedicado e trabalhador que partilha dos mesmos princípios. Acredito que este grupo nos vai demonstrar uma época muito interessante.
  
A nível geral qual o objectivo da Juvemaia na voz da presidente para a época 2010/2011?
Independentemente do escalão, espero que consigam com que o nome “Juvemaia” seja comentado, por o nosso comportamento exemplar, a nossa força de vontade e a nossa atitude, dentro e fora do campo. Manter o crescimento que temos vindo a ter nesta ultima época nos escalões de formação, criando a “pirâmide” desportiva, garantindo assim um futuro para o Clube. Estarmos representados em todos os escalões no feminino e este ano nos sub-14 masculino também. Das nossas seniores, espero que sejam o exemplo para que os nossos jovens atletas se consigam identificar e aprender.

Como sempre acabando com estas palavras:

Façam o que fizerem
Estejam onde estiverem
Suceda o que suceder
Serão sempre JUVEMAIA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário